Especialidades no Tratamento de Varizes

Tratamento de Varizes a Laser
O laser é uma luz de cor única, com características especiais e amplificada, produzida por estímulo de alguma substância, sendo assim cada laser leva o nome da substância estimulada, laser de CO2, laser de íon de argônio, laser de diodo, laser de Nd: YAG (Nd = neodímio). O laser começou a surgir a partir da teoria de Albert Einstein, que dizia em 1900 que a luz poderia viajar como ondas de partículas chamadas fótons, porém o primeiro laser só apareceu como tratamento médico a primeira vez em 1960 para tratamento oftalmológico e o desenvolvimento industrial com vários tipos de lasers em 1990.
O Laser mais utilizado para os vasinhos é o Nd: YAG 1064, considerado o melhor laser para esse tipo de procedimento na atualidade. A ação do laser é seletiva sendo que o alvo do laser é a oxi-hemoglobina (sangue) que está dentro dos vasinhos, aumentando a temperatura dentro do vasinho em fração de segundos e lesando a parede do vaso. Se o vasinho for pequeno pode sair na primeira aplicação do laser, mas normalmente são necessárias 3 a 5 aplicações para obter o resultado esperado.
O Laser utilizado é Cutera, aparelho israelense que apresenta uma ponteira que resfria, diminuindo a temperatura dos tecidos logo após a aplicação do mesmo. O tratamento é definido após avaliação vascular, sendo realizado aplicações em todos os vasinhos nas duas pernas ou nos vasinhos do nariz e face, os intervalos de aplicação do laser variam de 30 a 60 dias, não é necessário neste tratamento a utilização de meia elástica.